domingo, 13 de outubro de 2019

Conversas Unilaterais

Conversar sozinho é comum. Não é um indicativo de doença, loucura ou de extrema genialidade como certos artigos de internet tentam nos vender pra ganhar acesso de pessoas que têm urgência em se sentirem especiais. É só o padrão.

Tag You're It - Melanie Martinez


Nós conversamos com nós mesmos o tempo todo! Seja em voz alta ou somente no eco de nossa cabeça. Porque 24h por dia, somos nós com nós. A irrevogável companhia. Por isso a gente dialoga o tempo inteiro, até briga, até consola, até elogia por um feito acima da média. Não é interessante que muitas pessoas tenham dificuldade em dialogar com outras pessoas ou passar uma ideia? Não tem segredo. É o mesmo princípio de desenhar.

Essa evolução é da artista Pixel.Yuu cujo traço e trampo é maravilhoso.


Quanto mais você desenha, mais fácil fica pra desenhar e melhor o desenho sai. Imaginar lindas paisagens e não conseguir passá-las para o papel é uma frustração pela qual a maioria de nós já passou na infância. Afinal, tá nítido na nossa cabeça - ou acreditamos que esteja -. Spoiler alerta; na verdade não existe nada de nítido na nossa cabeça. Nossos pensamentos passam por fluxos neurais e o mais normal é que vários estejam funcionando simultaneamente, causando certa nebulosidade em cada uma das coisas individuais que pensamos. Quando está calor como têm estado nos últimos dias, um dos meus fluxos ativos mais recorrentes é o pensamento de que eu preciso tomar um banho, e isso fica no fundo da minha cabeça durante o dia todo - mesmo que eu já tenha tomado banho.

Calor demais irmão, sem condições.


Claro que isso é só um exemplo. O lugar onde eu tô querendo chegar é na criação e na criatividade. Quem cria qualquer tipo de coisa vai invariavelmente se deparar com a maldição do bloqueio criativo. Não conseguir criar nada é algo que acontece, e muito, mas não é motivo pra desespero. É só dar um tempo. O diálogo unilateral vai continuar existindo, em alguns momentos vai dar pra se ouvir melhor que em outros… O importante é não deixar de conversar sozinho e estimular de verdade a conversa. Até que papo seja tão bom que você não vai ter opção além de compartilhar com outras pessoas.

Chegamos lá!


E é sempre bom lembrar: se expressar é prática! Fale até ficar bom nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário